Aldeias do Xisto
Sabe aqueles lugares onde você tem a sensação de voltar no tempo? Quando cheguei à Talasnal, na Serra da Lousã eu me senti assim.
Talasnal, Serra da Lousã
Se as pessoas estivessem vestidas com roupas medievais, o cenário estava completo e eu teletransportada.
Durante seis dias pude conhecer vários encantos das Aldeias do Xisto. Confira minhas dicas.!
Roteiro de seis dias pelas Aldeias de Xisto
O roteiro da viagem de seis dias era para visitar as Aldeias do Xisto, na região central de Portugal.
Aldeia Casal Novo
Fiquei três noites em Talasnal, onde reservei uma casa na hospedagem chamada Casa da Urze, e tudo funcionou muito bem. A aldeia praticamente não tem moradores fixos, mas oferece todo o conforto para receber os turistas.
Os donos, ou administradores das hospedagens preparam tudo para que você fique abastecido.
Não deixe de reservar um jantar no restaurante Ti Lena, uma taberna super aconchegante e com uma comida maravilhosa. Disparadamente o melhor cabrito que eu já comi em Portugal. O bacalhau assado também estava delicioso, embora eu não seja muito fã de bacalhau.
De Talasnal você pode visitar outras aldeias vizinhas, cada uma com a sua particularidade. Eu devo ter conhecido umas quatro, e fiz isso seguindo as trilhas pela floresta.
Achei que essa era uma ótima opção para explorar a área, que tem um conjunto lindo de montanhas, mas você pode percorrer os trajetos de carro. São vários os passeios que você pode fazer por ali, entre eles, o “Baloiço do Trevim”. Tome impulso e desfrute da sensação de se balançar sobre um vale espetacular.
A Serra da Lousã concentra 12 das 27 aldeias de xisto de Portugal. No verão as praias fluviais garantem o refresco. Eu estive nessa região durante o inverso e adorei.
Da Serra da Lousã eu segui para outro conjunto montanhoso com vales incríveis, a Serra do Açor, onde fica a aldeia histórica do Piódão. Uma aldeia maior, com mais de 100 habitantes, e com a maior parte das casas igualmente construída com o xisto. A aldeia está situada numa encosta, e a vista da estrada é linda.
Piódão
Piódão
Passear pelas ruas de pedra durante à noite é uma experiência única. Sem falar das raposas que também costumam caminhar por ali. Pertinho de Piódão, cerca de dez minutos de carro, você pode ir à Foz d’Égua, que tem uma praia fluvial encantadora.
Foz d’Égua
Ah, e um detalhe: por quase todo o caminho entre as serras você acompanha centenas de cataventos para produção de energia eólica. Além de ser uma opção renovável e alinhada com a ideia de preservação ambiental, em muitos trechos a presença deles até enfeita a paisagem já naturalmente linda.
Serra do Açor
Incrível, né? Me acompanhe também no Instagram da @suamainfluenceremportugal!
Gostou? Se quiser mais detalhes me escreve que eu te respondo.